LinksDeTopo

sábado, 15 de dezembro de 2012

Exercício de Estequiometria - Vestibular FUVEST

Olá pessoal,
Este vídeo apresenta mais um exercício resolvido de estequiometria. Desta vez é um exercício da FUVEST, que aliás, é um exercício muito bem elaborado e de nível normal-difícil eu diria.
Caso tenha se sentido desafiado a resolvê-lo (haha), "pause" o vídeo e tente chegar ao final dele. Se as dúvidas apertarem ou caso queria conferir a resposta, solte o "play" e confira a resposta.



Abaixo segue o texto da questão de estequiometria resolvida neste vídeo-resolução de exercícios.

(FUVEST) Uma jovem senhora, não querendo revelar sua idade a não ser às suas melhores amigas, convidou-as para a festa de aniversário, no sótão de sua casa que mede 3,0 m x 2,0 m x 2,0 m. O bolo de aniversário tinha velas em número igual à idade da jovem senhora cada uma com 1,55 g de parafina. As velas foram queimadas inteiramente numa reação de combustão completa. Após a queima a porcentagem de gás carbônico, em volume, no sótão, medido nas condições-ambiente aumentou de 0,88%. Considere que esse aumento resultou, exclusivamente, da combustão das velas.
Dados: massa molar da parafina, C22H46: 310 g/mol; volume molar dos gases nas condições-ambiente de pressão e temperatura: 24 L/mol.
a) Escreva a equação de combustão completa da parafina.
b) Calcule a quantidade de gás carbônico, em mols, no sótão, após a queima das velas.
c) Qual é a idade da jovem senhora? Mostre os cálculos.


E aí, o que acharam? Não era trivial, não é mesmo?
Bem, tomara que tenham tentado resolver este exercício e que, caso não tenham conseguido resolvê-lo ou apenas tenham seguiram o vídeo, espero que tenham conseguido compreender sua resolução.
Deixe seu comentário ou forneça mais exercícios para resolver desta forma.
Sinta-se a vontade também para sugerir outro tema da química para abordarmos aqui.
Abcs.

Um comentário: